Na última terça-feira (14), o Núcleo Institucional da Cidadania (NIC) da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul esteve presente na reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos do Negro (CMDN). O encontro ocorreu na sede da Associação de Apoio e Orientação Comunitária (AAOC), localizada na Rua Rui Barbosa, 691, bairro Santa Dorotheia, em Campo Grande, e foi presidido por Felipe Augusto da Costa Souza.
O Conselho Municipal dos Direitos do Negro é um órgão deliberativo que reúne representantes do governo e da sociedade civil, com a missão de promover ações sócio-políticas e culturais voltadas à defesa dos direitos dos negros, assegurando-lhes tratamento digno, respeito e igualdade de condições como cidadãos.
Este Conselho é de extrema importância, pois proporciona a participação ativa da sociedade civil, unificando movimentos negros e de igualdade racial em torno de políticas públicas e ações afirmativas essenciais para a ascensão da população em Campo Grande.
Segundo a delegada Maíra Machado, coordenadora do NIC, “os Conselhos organizam-se como um relevante instrumento de representatividade, dando voz aos processos de lutas sociais e coletivas. O objetivo é construir espaços sociais que permitam o empoderamento de todos, promovendo uma vida digna de ser vivida e dando visibilidade aos invisibilizados.”
A Polícia Civil reforçou sua visão institucional de servir e proteger a sociedade sul-mato-grossense, garantindo e promovendo a defesa dos direitos humanos. A presença na reunião e a participação no diálogo institucional permitem à Polícia Civil receber demandas diretamente da comunidade e aprimorar a prestação de serviços da Polícia Judiciária.
Comentários da publicação (0)