Projeto Troca Book da Biblioteca Isaias Paim é oportunidade de circulação de obras literárias entre os leitores

Projeto Troca Book da Biblioteca Isaias Paim é oportunidade de circulação de obras literárias entre os leitores

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim está realizando o projeto Troca Book. Trata-se da oportunidade de trocar um livro por outro e manter vivo o hábito da leitura.

A proposta é disponibilizar dois expositores com acervo de livros dos mais variados gêneros, para que as pessoas possam ter acesso por meio da troca de forma gratuita. O projeto iniciou-se no dia 15 de abril e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min e aos sábados das 8h às 13h.  

Promover um acesso democrático ao livro e ao mesmo tempo, fomentar e incentivar o gosto pela leitura, através da disseminação de uma rede que possibilite a circulação de obras literárias, alcançando um público diverso que, em sua maioria, não tem o hábito da leitura, mas que por meio desta ação pode ser provocado a essa nova experiência, é o principal objetivo do projeto. 

A Troca

O leitor deverá efetuar uma troca deixando um livro, de qualquer gênero literário, no expositor e poderá levar qualquer outro livro que esteja no expositor. Isso pode ser feito quantas vezes o leitor quiser. 

Segundo o coordenador da Biblioteca Isaias Paim, Aparecido Melchíades, a ideia surgiu porque a Biblioteca tem em seu acervo muitos livros repetidos e que decidiu disponibilizar para a população.

“Por exemplo, mês passado, nós recebemos da turma de Direito da UCDB quase 300 livros de uma qualidade muito boa. Aí nós observamos que muitos deles a gente já tinha três, quatro exemplares no acervo. E tem alguns tipos de livros que a gente não tem, então surgiu essa ideia de fazer permuta de livros. E além disso é uma maneira de expandir a biblioteca. Porque muitas vezes a gente fica restrito a Campo Grande e principalmente ao Centro. Porque às vezes a pessoa mora lá nas Moreninhas, ela vem aqui uma vez e depois fica difícil ela voltar, ou mora no interior, e para levar livro vai ter que fazer cadastro. Com essa permuta, é mais uma opção que a pessoa tem de pegar um livro que ela queira e ler”.

“Este projeto proporciona a interação entre a Biblioteca e a população leitora, estimula mais leitores e a Biblioteca cumprir o papel social dela, porque na minha visão, a Biblioteca é o espaço mais democrático que existe, em termo de instrumento cultural e social. Nós temos um acervo de mais de 30 mil livros, você tem toda a área do conhecimento. A ideia é que o projeto seja permanente, e hoje oferece livros infantis, revistas, livros de poesias, didáticos, enciclopédias, e alguns CDs e DVDs”.

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim fica no térreo do Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30 e aos sábados das 8 às 13 horas. Mais informações pelo telefone: (67) 316-9161. 

Karina Lima, Comunicação FCMS
Foto: Karina Lima