Polícia Civil participa do II Drone Policial – Seminário de Boas Práticas com Drones na Segurança Pública, em Foz do Iguaçu

Polícia Civil participa do II Drone Policial – Seminário de Boas Práticas com Drones na Segurança Pública, em Foz do Iguaçu

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio do DIP, DPE, DEPCA e DRAP, participou nos dias 26, 27 e 28 de março de 2024 do II Drone Policial – Seminário de Boas Práticas com Drones na Segurança Pública, em Foz do Iguaçu – PR. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública de Foz do Iguaçu-PR em parceria com o Grêmio de Pilotos Remotos da Segurança Pública, entidade sem fins lucrativos formada por pilotos policiais de todo o Brasil, que tem a finalidade de promover a troca de experiências e conhecimentos sobre drones na segurança pública.

O objetivo do seminário foi promover o compartilhamento das melhores práticas e experiências com drones nas áreas de Inteligência, Vigilância, Reconhecimento e Aquisição de Alvos, através de exercícios simulados com Aeronaves Remotamente Pilotadas – RPAS ( DRONES), em cenários diversificados, simulando combates, CQB “Close Quarters Batle”, cumprimento de Mandado de Prisão, deslocamento de equipes em área de risco, busca e salvamento de pessoas desaparecidas, entre outros.

De acordo com uma das palestrantes, a piloto de RPS agente Mylena Gomes Espíndola, que atua na DEIC-PCPR, o uso de aeronaves remotamente pilotadas (drones) em ações policiais é um caminho sem volta. Seu uso proporciona consciência situacional imprescindível nos processos decisórios e estratégicos.

Nos exercícios simulados foram realizados voos imersivos FPV, o que na prática possibilita a detecção de ameaças em ambientes confinados como, por exemplo, em ocorrências de ataques a escolas. Além dos policiais brasileiros, policiais da Colômbia, Paraguai, Argentina, Espanha, EUA, Bélgica e Letônia participaram dos exercícios de simulação.

Google search engine