Polícia Civil e Prefeitura renovam assinatura do Termo De Cooperação Da Sala Lilás em Deodápolis

Polícia Civil e Prefeitura renovam assinatura do Termo De Cooperação Da Sala Lilás em Deodápolis

Na quarta-feira (22), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Deodápolis, reforçou a parceria entre o Estado e o Município de Deodápolis em uma iniciativa importante para o combate à violência contra a mulher, criança e adolescente. O acordo visa a disponibilização de escala de sobreaviso de profissionais da assistência social da Prefeitura, com o intuito de fornecer apoio imediato às vítimas de violência doméstica e sexual atendidas nas delegacias.

A renovação deste termo de cooperação representa um esforço conjunto do poder público em minimizar a revitimização das pessoas afetadas por esses crimes. Nos casos mais graves ou de flagrante, o delegado responsável terá a possibilidade de acionar a assistência social municipal, que acompanhará a vítima, evitando a necessidade de repetir seu relato diversas vezes.

Além disso, a parceria entre assistência social e polícia civil abrange diversas formas de apoio, desde o fornecimento de abrigo até orientações sobre reinserção no mercado de trabalho. Este serviço será acionado pelo delegado plantonista sempre que necessário.

Por fim, é importante esclarecer que a Sala Lilás da Polícia Civil, possui o objetivo de levar o atendimento especializado para mulheres e crianças que sofrem violência doméstica e sexual. Essas salas são implantadas em cidades que não tem delegacias especializadas, sendo assim, a Sala Lilás é como se fosse uma célula das delegacias especializadas nas cidades de interior. Mais do que uma recepção é um lugar acolhedor e humanizado onde a mulher e a criança que chega para serem atendidos, são separados dos demais, e na sala inicia o atendimento policial junto ao psicossocial.