Polícia Civil e cavalaria mecanizada do Exército realizam visitas às aldeias indígenas em Amambai

Polícia Civil e cavalaria mecanizada do Exército realizam visitas às aldeias indígenas em Amambai

Em decorrência da operação protetor deflagrada no âmbito do Ministério da Justiça, a equipe da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher)Fátima do Sul-MS, juntamente com a Força do Exército realizaram entre os dias 12, 13 e 14 visitas à Aldeia Indígena no município de Amambai/MS.

Em contato com o Ten Cel Corrêa, comandante do 17º Regimento Interno de Cavalaria Mecanizada, foram disponibilizados 4 militares para que pudessem prestar apoio à equipe da Polícia Civil nas aldeias. Dessa forma, após contato com a liderança local, o capitão Aliners, a Polícia Civil foi até a aldeia e efetuou diligências para localizar e colher oitivas em Inquérito Policial envolvendo crime de Violência Doméstica contra a mulher indígena.

Além disso, a presença das Forças Armadas e da Polícia Civil no território demonstra a união pelo propósito comum: reprimes crimes e proteger os povos originários. De acordo com a delegada Gabriela Vanoni, essa integração entre as forças federais e estaduais é fundamental. 

Em visita às escolas, a coordenadora Sônia Pavão enfatizou a alegria de receber os órgãos públicos nas aldeias valorizando a aproximação entre poder público e a comunidade local. Sônia é indígena da aldeia limão verde, possui 3 graduações, está cursando doutorado e em breve irá à França onde concluirá mais uma etapa da sua formação acadêmica.

Ao final, o comandante do 17º Regimento De Cavaria Mecanizada, Ten Cel Eric Carlos Corrêa da Cruz, diz ser uma honra prestar apoio na Operação Protetor, bem como colocou sua tropa à disposição da sociedade e da Polícia Civil.