NIC da Polícia Civil participa de Reunião do Conselho Municipal dos Direitos do Negro em Campo Grande

NIC da Polícia Civil participa de Reunião do Conselho Municipal dos Direitos do Negro em Campo Grande

Na última terça-feira (14), o Núcleo Institucional da Cidadania (NIC) da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul esteve presente na reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos do Negro (CMDN). O encontro ocorreu na sede da Associação de Apoio e Orientação Comunitária (AAOC), localizada na Rua Rui Barbosa, 691, bairro Santa Dorotheia, em Campo Grande, e foi presidido por Felipe Augusto da Costa Souza.

O Conselho Municipal dos Direitos do Negro é um órgão deliberativo que reúne representantes do governo e da sociedade civil, com a missão de promover ações sócio-políticas e culturais voltadas à defesa dos direitos dos negros, assegurando-lhes tratamento digno, respeito e igualdade de condições como cidadãos.

Este Conselho é de extrema importância, pois proporciona a participação ativa da sociedade civil, unificando movimentos negros e de igualdade racial em torno de políticas públicas e ações afirmativas essenciais para a ascensão da população em Campo Grande.

Segundo a delegada Maíra Machado, coordenadora do NIC, “os Conselhos organizam-se como um relevante instrumento de representatividade, dando voz aos processos de lutas sociais e coletivas. O objetivo é construir espaços sociais que permitam o empoderamento de todos, promovendo uma vida digna de ser vivida e dando visibilidade aos invisibilizados.”

A Polícia Civil reforçou sua visão institucional de servir e proteger a sociedade sul-mato-grossense, garantindo e promovendo a defesa dos direitos humanos. A presença na reunião e a participação no diálogo institucional permitem à Polícia Civil receber demandas diretamente da comunidade e aprimorar a prestação de serviços da Polícia Judiciária.