Estágio no Governo de Mato Grosso do Sul promove a inclusão dos estudantes

Estágio no Governo de Mato Grosso do Sul promove a inclusão dos estudantes

Na Comunicação do Governo de Mato Grosso do Sul, Heloisa da Silva Evangelista Duim tem desempenhado muito bem a profissão que escolheu. Estagiária de Jornalismo, ela faz faculdade na UFMS (Universidade Federal de Mato Gross do Sul), está no 7º semestre e aos 21 anos já participou de pautas significativas para o seu currículo e futura carreira na área da comunicação.

Essa é a opinião do coordenador da redação da Secom (Secreta-Executiva de Comunicação), Paulo de Camargo Fernandes e também supervisor do estágio da Heloísa. Ele considera que a experiência ofertada pelo Programa de Estágio do Governo de MS, além de promover o desenvolvimento profissional dos estagiários, também contribui para o desempenho dos trabalhos na máquina pública.

“O Programa de Estágio Supervisionado é uma importante ferramenta tanto para o poder público quanto para os estagiários, que aprendem mais sobre a profissão que escolheram e sobre o funcionamento da máquina pública. Nesse sentido, a Heloisa tem sido uma grata surpresa, realizando matérias jornalísticas importantes. Ela já fez, por exemplo, reportagens sobre a importância das doações de órgãos e de sangue e sobre a campanha Seu Abraço Aquece, que ajuda milhares de pessoas. As matérias da Helô contribuem para a transparência das ações do governo e para a própria formação acadêmica dela”, destacou.

Heloisa participando do Congresso Intercom Centro-Oeste 2024, sediado na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia-GO.

Entre as pautas importantes que a Heloisa participa nas coberturas das ações de governo, ela também escreve matérias sobre as previsões do tempo diariamente, acompanha as reuniões de pauta da redação e auxilia outros jornalistas decupando áudios.

Ela conta que o estágio tem contribuído muito com a sua experiência na área de formação, desde a apuração até o desenvolvimento de matérias.

 “Minha experiência na redação tem sido ótima desde o início. É prazeroso conseguir colocar em prática aquilo que aprendo no curso, ter a oportunidade de conhecer pessoas e poder escrever sobre diferentes histórias, sem dúvidas essa é a minha parte favorita. Fazer parte de uma equipe que me inclui e está sempre disposta a ajudar é gratificante e torna todo o processo de aprendizado ainda mais leve”, completou.

A redação de jornalismo da Secom é responsável em divulgar as agendas do governador Eduardo Riedel e coordenar a cobertura de todas as notícias relacionadas ao Governo de Mato Grosso do Sul.

Programa de Estágio

 O ‘Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica’ é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundect e Segov, em parceria com a UFMS, UEMS e Fapec, coordenado pela Segem. Acadêmicos da UFMS, UEMS, UCDB, IFMS, Uniderp e UFGD, participam do programa.

O objetivo é proporcionar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicadas às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação aos gestores estaduais que recebem os estagiários em suas respectivas pastas.

A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, com seis horas diárias de atividades, com uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.100,00 e seguro, além de auxílio-transporte, no valor de R$ 200. A duração do estágio é de 12 meses, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.

Renata Brum, Comunicação Segem