Economia Criativa e formação de lideranças comunitárias chegam a Santa Rita do Pardo no programa ‘Perifeirarte’

Economia Criativa e formação de lideranças comunitárias chegam a Santa Rita do Pardo no programa ‘Perifeirarte’

A Cidadania desembarca nesta quinta-feira (16), na cidade de Santa Rita do Pardo, a 228 quilômetros da Capital, para formar lideranças comunitárias e discutir os potenciais da economia criativa na região.

Esta edição do “Perifeirarte” tem convidado especial. O programa idealizado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários – pasta ligada à Cidadania – abre espaço para apresentar os conceitos e como trabalhar a economia criativa no município.

Referência no tema, Décio Coutinho é o superintendente de Economia Criativa de MS e que abre a programação do Perifeirarte nesta quinta. 

“Um dos maiores desafios que as lideranças comunitárias enfrentam é pensar em opções, em ofertas de geração de emprego, renda, sustentabilidade econômica, financeira, ambiental, cultural e social. A economia criativa vem como uma opção, como uma alternativa para que essas lideranças consigam, de uma forma organizada e planejada, valorizar a economia criativa que já existe na sua comunidade”, descreve o superintendente de Economia Criativa de Mato Grosso do Sul – pasta ligada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), Décio Coutinho.

Logo no primeiro dia de programação, Décio Coutinho vai mostrar que a economia criativa é um elemento de construção, e que trabalha diretamente com as comunidades que têm o talento criativo. A palestra “Noções Básicas de Economia Criativa” é que abre a formação do Perifeirarte no município.

De quinta-feira (16) até sábado (18), Santa Rita do Pardo é palco para discussão e ensino de temas relevantes para as lideranças comunitárias já consolidadas ou aquelas que desejam se tornar uma.

“Toda a programação é conduzida pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, e claro, o evento termina com a entrega de certificados na feira livre ou praça da cidade com apresentações culturais”, enfatiza o subsecretário Jairo Luiz da Silva.

Programação

Evento termina em feira livre, com cultura, dança e gastronomia. (Foto: Matheus Carvalho/Cidadania)

16/05 – Quinta-feira
Local: Anfiteatro da Prefeitura Municipal – Rua Geraldo Silva Souza s/n

18h – Abertura

Tema: “Os avanços e os desafios para as entidades comunitárias de MS” – com o subsecretário Jairo Luiz da Silva e o técnico da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas de Assuntos comunitários Paulo Ângelo de Souza – Especialista em Educação do Campo e Especialista em Educação em Direitos Humanos;

18h45 – Palestra 1: “Noções Básicas de Economia Criativa” – Palestrante: Décio Coutinho – Superintendente de Economia Criativa e Políticas Integradas de MS, especialista em Economia e Cidades Criativas. 

20h – Palestra 2: “Noções Básicas para a Formalização de entidades comunitárias e o registro em cartório”. Palestrante: Sarah Antunes Dorcino – advogada, tabeliã do Serviço Notorial e Registro Civil de Pessoas Naturais do Município de Santa Rita do Pardo. 

17/05 – Sexta-feira
Local: Anfiteatro da Prefeitura Municipal – Rua Geraldo Silva Souza s/n

18h– Palestra 1: “A importância das atribuições da Receita Federal para a boa gestão das entidades comunitárias”. Palestrante: Emerson José dos Santos Martinez – encarregado do PAV (Ponto de Atendimento Virtual) da Receita Federal de Santa Rita do Pardo. 

19h – Palestra 2 – “Serviços e ações comunitárias no município”. Palestrante: Dixie Carolina Croskey Costa – advogada e Secretária Municipal de Assistência Social de Santa Rita do Pardo. 

18/05 – Sábado
Local: Feira de Santa Rita do Pardo – Rua João Gregório Rodrigues – prédio da antiga Assistência Social 

Gastronomia, artesanato, manifestações culturais e artísticas.

Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania