Dia Internacional da Biodiversidade será celebrado com evento no Bioparque Pantanal

Dia Internacional da Biodiversidade será celebrado com evento no Bioparque Pantanal

Em celebração ao Dia Internacional da Biodiversidade, dia 22 de maio, o Bioparque Pantanal realizará uma palestra voltada ao tema. Na ocasião também será lançado o projeto “Capital Natural do Pantanal”, que faz parte do Programa Brasileiro de Pesquisas em Biodiversidade (PPBio-MCTI-CNPq). O evento acontecerá no auditório do Bioparque Pantanal, das 8h30 às 12h.

A palestra ministrada pelo professor doutor, Geraldo Wilson Afonso Fernandes da Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG), tem como tema “PPBio: Um panorama sobre a biodiversidade brasileira e desafios para as próximas décadas”.

De acordo com a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, a ação será uma oportunidade única para o desenvolvimento de um diálogo aberto e construtivo sobre a importância da biodiversidade e da preservação dos ecossistemas do Pantanal.

“Este projeto colaborativo, que envolve mais de 25 instituições nacionais e internacionais e conta com mais de 100 pesquisadores engajados, visa avaliar a rica biodiversidade e os serviços ecossistêmicos vitais do nosso bioma”.

Durante a celebração do dia, o Bioparque Pantanal ainda irá destacar a abordagem Inclusiva de Ciência e Popularização da Ciência coordenada pelo próprio empreendimento, que garante que os resultados da pesquisa sejam acessíveis e compreensíveis para todos os públicos interessados.

Ao final das apresentações, um espaço de diálogos e divulgações irá reunir pesquisadores, convidados e o público em geral para discussão de temas que envolve a biodiversidade.

Rosana Lemes, Bioparque Pantanal
Foto: Eduardo Coutinho