Delegado-Geral da Polícia Civil recebe Secretária de Estado da Cidadania em seu gabinete em Campo Grande

Delegado-Geral da Polícia Civil recebe Secretária de Estado da Cidadania em seu gabinete em Campo Grande

Nesta sexta-feira (03), o Delegado-Geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lúcio, recebeu em seu gabinete na Delegacia-Geral a Secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza da Silva, que também é antropóloga. A reunião contou com a presença da Delegada Maíra Pacheco Machado, Coordenadora do Núcleo Institucional da Cidadania (NIC) da PCMS, que recentemente foi empossada pela Secretária de Estado da Cidadania como membro titular do Conselho Estadual da Juventude, e da Delegada Silvia Elaine Giradi dos Santos, que foi removida hoje para a Assessoria de Gestão de Processo e Planejamento da PCMS.

Dentre os temas abordados na reunião, destacou-se a necessidade de investir na formação e capacitação dos policiais civis para o atendimento aos recortes sociais minoritários, tais como pessoas indígenas, com deficiência, mulheres, adolescentes, crianças e pessoas idosas e a comunidade LGBTQIAPN+. Foi ressaltado que a Polícia Civil já tem realizado tais capacitações e pretende continuar, como por exemplo, a capacitação para atendimentos em ocorrências envolvendo povos originários, que ainda está em fase de planejamento.

O objetivo do NIC da PC MS é trabalhar de forma técnica, baseada em estudos de casos e estatísticas, com um olhar humanizado e acolhedor para compreender todos os recortes sociais. Dentre as ações já realizadas pela Polícia Civil, destacam-se operações como Protetor das Divisas e Fronteiras, voltada aos povos originários, a Operação Virtude, de combate à violência contra a pessoa idosa, e Operação Sentinela, que combate crimes sexuais contra crianças e adolescentes, além das sessões da pessoa idosa nas delegacias de área e do interior, e das delegacias de atendimento às mulheres e salas lilases que atendem mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e familiar, este trabalho é feito em todo o estado.

O NIC pretende mapear essas questões para um monitoramento permanente das sessões nas delegacias. Estabelecer parcerias com a Secretaria de Estado da Cidadania para o atendimento às mulheres vítimas de violência é uma das ações planejadas, alinhando os trabalhos com as delegacias por meio de reuniões técnicas.

É necessário estabelecer as parcerias que serão realizadas com a Secretaria para o atendimento às mulheres vítimas de violência. A Secretária de Estado da Cidadania Viviane, disse que já existe o Centro especializado no atendimento às mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência, o qual pertence à Secretaria, com psicólogas e assistentes sociais. “Essas parcerias devem estar alinhadas com os trabalhos das delegacias, por meio de reuniões técnicas”, enfatizou.

Segundo a Delegada Silvia, “futuros projetos estão sendo criados na Polícia Civil, e o planejamento estratégico será mapeado e melhorado nesse setor. Isso será realizado em conjunto com todas as delegacias para padronizar os procedimentos”, acrescentou. Viviane parabenizou a Polícia Civil pelo trabalho que tem realizado até o momento.

 

Editado dia 03/05/2024 ás 12h54min para correções.

que