Comemoração dos 10 Anos do CPA-1

Comemoração dos 10 Anos do CPA-1

Dourados (MS) – Hoje (04/04/2024), o CPA-1 (Comando de Policiamento da Grande Dourados) celebra uma década de compromisso e serviço dedicado à comunidade. Fundado em 04 de abril de 2014, o CPA-1 atualmente, é reconhecido como o maior e mais antigo Comando de Área da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul. Sob a liderança do Coronel PM Rodrigo Alex Potrich, o CPA-1 desempenha um papel crucial na manutenção da ordem pública e na segurança dos municípios sob sua responsabilidade. Localizado em Dourados, na Rua Coronel Ponciano de Mattos Pereira, nº 400 no Jardim Jequitibas, o CPA-1 foi estabelecido pela Lei Complementar nº 190, de 04/04/2014, que define sua estrutura, composição e operações.

Inicialmente criado para aprimorar os serviços operacionais da Polícia Militar, o CPA-1 foi formado com a divisão do antigo CPI (Comando de Policiamento do Interior). Abrangendo os Batalhões de Polícia Militar em Dourados, Ponta Porã, Nova Andradina, Naviraí e Fátima do Sul, bem como as Companhias Independentes de Polícia Militar em Dourados (Região Urbana Oeste), Maracaju e Amambai, o CPA-1 atendia a 33 municípios, com uma população total de 918.944 habitantes e uma extensão de 410 km de fronteira com o Paraguai.

Em 2023, o CPA-1 passou por reestruturações significativas com a criação de novos Comandos de Policiamento de Área, passando a incluir os Batalhões de Polícia Militar em Dourados, Maracaju e Fátima do Sul, e as Companhias Independentes de Polícia Militar em Dourados (Região Urbana Oeste e Caarapó), abrangendo 14 municípios e uma população estimada de 510.314 habitantes.

O Coronel PM Rodrigo Alex Potrich, honrado em celebrar uma década de serviço exemplar do CPA-1 à comunidade de Dourados e região, expressou seus mais sinceros agradecimentos a todos os membros da equipe por seu incansável comprometimento e dedicação ao longo dos anos. Em um momento tão significativo, destacou a importância do trabalho conjunto e reconheceu o valor dos parceiros externos, autoridades locais, organizações da sociedade civil e demais parceiros que têm apoiado de maneira contínua as atividades do comando. Além disso, estendeu seus mais profundos agradecimentos ao estimado Comandante Geral da PMMS, Coronel PM Renato dos Anjos Garnes, cuja liderança e apoio têm sido fundamentais para a consecução da missão de garantir a segurança pública em Mato Grosso do Sul. O Coronel Alex reiterou, com renovado compromisso, a determinação do CPA-1 em prosseguir servindo à comunidade com excelência, visando contribuir para uma sociedade mais segura e justa para todos.

A PMMS tem uma história de 188 anos protegendo a sociedade sul-mato-grossense. PMMS não para!

Texto e imagens: Assessoria de Comunicação Social do CPA-1