Com ações habitacionais e de saneamento básico em expansão, Governo de MS e Caixa definem projetos

Com ações habitacionais e de saneamento básico em expansão, Governo de MS e Caixa definem projetos

Com projetos em desenvolvimento nas áreas de habitação e saneamento básico, Mato Grosso do Sul se prepara para expandir a execução de ações que vão melhorar a vida da população.

O governador, Eduardo Riedel, recebeu o presidente da Caixa Econômica Federal, Antônio Carlos Vieira, na manhã desta sexta-feira (19), em uma reunião técnica para discutir os futuros investimentos do Estado e as parcerias com o apoio da instituição.

No encontro o Governo do Estado apresentou alguns dos projetos já em execução e sinalizou as próximas ações que devem receber financiamento da Caixa.

“Foi conversado sobre as oportunidades na área de habitação e de saneamento. A Caixa apresentou o que pode oferecer. Foi uma reunião mais técnica nesse sentido, do Governo reforçar as operações, as parcerias que já existem”, explicou a diretora-presidente da Agehab (Agência de Habitação Popular), Maria do Carmo Avesani Lopez.

O Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado do Brasil a ser contemplado com a nova edição o programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal. Em fevereiro, o Governo do Estado firmou parceria com o Ministério das Cidades para construção de 194 moradias em Ivinhema (134) e Campo Grande (60), como parte da retomada do programa habitacional no país.

“A Caixa veio fazer um reforço, para dizer que é sempre parceira nas operações e se comprometeu em dar agilidade nas operações que estão em fase de negociação, análise para a finalização. Eu destaco o subsídio para que as famílias do Estado, que queiram adquirir um financiamento, podem obter a entrada, no caso de imóvel financiado”, explicou Maria do Carmo.

Outra frente de trabalho do Estado – com financiamento da Caixa em alguns projetos – é na área do saneamento básico. “São novos investimentos em água, que tem cobertura universal nos municípios que atendemos, e não pode faltar. Temos um compromisso com a manutenção da excelência dos serviços oferecidos. Os investimentos são para melhorar a captação, reservação e distribuição”, disse o diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Renato Marcílio.

Este ano o Governo do Estado deve investir aproximadamente R$ 130 milhões rem recursos próprios e vai receber mais R$ 77 milhões em financiamento da Caixa para atender nove municípios.

O secretário Hélio Peluffo (Seilog) também participou da reunião juntamente com outros executivos da CaiXa, Augusto Vilhalba (superintendente de Rede), Márcio Fonseca (superintendente de Governos), Thiago Barros (superintende de Habitação) e Carlos Fábio (gerente de Governo).

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende

——————————————–

Leia mais:

MS vai receber investimento em habitação com 2,3 mil moradias do Minha Casa, Minha Vida Rural e Entidades

Sonho da casa própria: MS é o primeiro estado a ser contemplado no retorno do Minha Casa, Minha Vida

Sanesul completa 45 anos com universalização iminente do esgoto e impacto na qualidade de vida