Cine Maturidade exibe “Chega de Saudade” e debate envelhecimento na quarta-feira

Cena do filme "Chega de Saudade" em que um casal de idosos dança.

Na terceira edição, o Cine Maturidade exibe na quarta-feira (24) o filme “Chega de Saudade”, às 14h, no auditório do MIS (Museu da Imagem e do Som), em Campo Grande.

Dirigido por Laís Bodanzky, o longa nacional tem Leonardo Villar, Tonia Carreiro e Cássia Kiss no elenco. 

“Chega de Saudade” conta numa única noite várias histórias vividas pelos frequentadores de um salão de baile. Com muita música e dança, os acontecimentos fazem o espectador se sentir dentro da vida pulsante do baile.

Em “Chega de Saudade”, baile é cenário de fundo para vivências diversas. (Foto: Acervo Globo Filmes)

Confira o trailer do filme clicando aqui.

O Cine Maturidade é um dos projetos da Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, pasta ligada à Cidadania, e que trata do envelhecimento sob a ótica do cinema.

“As velhices são diversas e cada um tem sua própria história. O Cine Maturidade tem sido um lugar privilegiado para trazer as discussões acerca do envelhecimento, exatamente pela possibilidade de tratar simbolicamente temas complexos”, explica Zirleide.

Para a subsecretária, o filme “Chega de Saudade” apresenta, através dos personagens, situações relacionadas aos afetos, à saúde, arte e às gerações. 

“Entre tantos assuntos que podem ser abordados, para este filme, convidamos um médico geriatra que dialogará com os presentes após a exibição do filme” , completa.

Cine Maturidade

Pessoas sentadas assistem a filme em sala de cinema.
De graça, público pode aproveitar filme e ainda discutir temas sobre envelhecimento. (Foto: Paula Maciulevicius/Cidadania)

A cada encontro, um profissional da rede de atendimento à pessoa idosa é convidado a trazer o assunto visto na tela para o dia a dia dos sul-mato-grossenses. Nesta edição, o diálogo será mediado pelo médico geriatra Dr. Roberto Pelegrino. 

Desde o último Cine Maturidade, realizado em março, o microfone segue aberto antes do início de cada sessão, de forma que as pessoas idosas possam manifestar sua arte. Na abertura, o público pode tocar instrumentos, falar, apresentar poesias ou cantar. 

O Cinematuridade será realizado no MIS, na quarta-feira, dia 24 de abril, às 14h, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 – 3º andar. A entrada é gratuita e aberta a todos.

Paula Maciulevicius, Comunicação da SEC