1º BPMA divulga resultados da Operação Semana Santa

1º BPMA divulga resultados da Operação Semana Santa

Campo Grande (MS) – No período de 28 a 31 de março o 1º BPMA (Batalhão de Polícia Militar Ambiental) realizou a Operação Semana Santa com o objetivo de coibir crimes e infrações ambientais, especialmente relacionados à pesca predatória. Os resultados da operação foram impactantes, destacando a eficiência das ações de fiscalização e combate ao crime ambiental.

Durante a operação, foram confeccionados 11 autos de infração, totalizando R$ 17.422,00 em multas aplicadas. Além disso, os policiais apreenderam uma quantidade significativa de petrechos e produtos oriundos da pesca predatória, incluindo 36 kg de pescado, 08 carretilhas, 26 anzóis de galho e 01 tarrafa. Também foram apreendidas 02 embarcações equipadas com motores de popa, utilizadas ilegalmente para atividades de pesca irregular.

Além do foco na pesca predatória, a PMA empenhou seu efetivo no combate e fiscalização de crimes ambientais diversos, incluindo desmatamento ilegal, tráfico de animais silvestres e maus-tratos de animais. Ressalta-se que, durante a Operação Semana Santa, foi reforçado o alerta de que a pesca do Dourado permanece proibida, visando a proteção dessa espécie emblemática e fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos regionais.

Ao todo, foram efetuadas 06 prisões em flagrante por envolvimento em atividades ilegais relacionadas ao meio ambiente, 03 prisões mediante termo circunstanciado de ocorrência e 01 apreensão de adolescente infrator.

O 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental reitera seu compromisso em preservar e proteger o meio ambiente, garantindo a aplicação da lei e combatendo práticas criminosas que ameaçam a biodiversidade e a sustentabilidade dos recursos naturais. A Operação Semana Santa é mais um exemplo do empenho das autoridades em assegurar um ambiente saudável e seguro para as gerações presentes e futuras.

Texto e imagens: Assessoria de Comunicação do 1º BPMA