Estados relaxam quarentena no período mais problemático para doenças respiratórias, diz Fiocruz

Estados relaxam quarentena no período mais problemático para doenças respiratórias, diz Fiocruz
Comércio está sendo reaberto em muitos estados do Brasil (Foto: Getty Images)

Os recentes anúncios de flexibilização de alguns estados brasileiros da quarentena para combater o novo coronavírus acontecem no período em que, historicamente, há maior circulação de vírus de problemas respiratórios no país, segundo o InfoGripe, sistema de monitoramento da Fiocruz. Em anos considerados “regulares” - de 2010 a 2015 e 2017 -, a incidência de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) costuma acontecer exatamente nesta época do ano. Essa incidência registra o número de casos de uma doença para cada 100 mil habitantes de uma determinada região.

O InfoGripe dividiu o Brasil em quatro regionais para facilitar os estudos: norte, sul, central e leste.

Na regional leste, por exemplo, estados como Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará estariam no meio da época de maior incidência da SRAG. Conforme o padrão do InfoGripe, nessa faixa do país, a síndrome respiratória aguda começa a aumentar de meados de abril e começa a cair mais para o final de junho.

Estados dessa região já sinalizaram algumas aberturas de suas atividades comerciais. Já na regional sul, que engloba os estados do Sul, São Paulo e Minas Gerais, o momento de maior incidência de SRAG está no início: começa a ter mais casos entre meados e final de maio até o final de julho e início de agosto.

Como no Nordeste, está sendo feita uma reabertura gradual do comércio. Na parte central do Brasil (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Piauí, Maranhão e Distrito Federal), a época de maior incidência de SRAG ainda não começou. O pico pode acontecer em meados de julho.

A regional norte (Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima, Amapá e Pará) é a única em que o pior da crise pode já ter passado. A maior incidência de SRAG geralmente acontece em meados de março e começa a perder força no início de maio, diminuindo o ritmo no final de junho.

Yahoo News!